
Os automóveis precisam de cuidados. Por isso, é fundamental que se faça um check-up regular. Independentemente do tipo de veículo, tanto a linha pesada quanto a leve precisam de manutenção recorrente.
Dessa forma, existem alguns tipos específicos de manutenção, e um deles é a manutenção preventiva.
O que é manutenção preventiva?
A finalidade da manutenção preventiva é reduzir as chances do veículo sofrer avarias, como peças desgastadas ou quebradas.
Alguns dos itens e peças que passam pela revisão da manutenção preventiva são:
Por que realizar a manutenção preventiva?
A manutenção do veículo é obrigatória, estando prevista em lei e sujeita a multa caso não seja realizada. Além de ter peso legal, ela é essencial para a segurança do motorista, passageiros e todos ao redor.
Em uma manutenção de veículo, é averiguado todo o sistema elétrico, peças e itens que garantem a segurança.Por ser preventiva, ela evita que problemas futuros ocorram, gerando menos preocupação ao motorista.
Segurança
Com a manutenção, a probabilidade de sofrer um acidente decorrente de problemas em peças do veículo reduz consideravelmente. Além disso, o motorista terá entendimento sobre a situação do automóvel, evitando surpresas desagradáveis durante um trajeto.
Desempenho
Com a manutenção do veículo, o desempenho aumenta, pois o automóvel estará sempre bem-regulado e em boas condições. Outro ponto que afeta o veículo é o gasto de combustível. Um carro com baixo desempenho pode forçar mais o motor, por exemplo, gastando mais.
Como a manutenção de veículos pode gerar economia?
É muito mais econômico investir na manutenção do veículo do que adiar essa obrigação, pois uma peça danificada pode acarretar problemas em outras.Com uma atitude preventiva, a manutenção reduz a probabilidade de quebrar alguma peça, evitando que o motorista tenha que gastar dinheiro.
Quando uma peça quebra, como a do motor, por exemplo, todas as outras podem ser afetadas, acarretando mais gastos.
Quando as manutenções devem ser realizadas?
A manutenção do veículo deve ser feita periodicamente e varia de acordo com o que é estipulado no Manual do Proprietário da concessionária.
Tal manual é baseado em uma análise de tempo de durabilidade e utilização de cada peça e itens que compõem o automóvel. Geralmente, a média de tempo recomendada para fazer a manutenção é a cada 6 seis meses ou por quilometragem, com cerca de 10 mil quilômetros rodados.
Para saber mais sobre peças e serviços que fazem parte da manutenção do veículo, entre em contato com a DHL Centro Automotivo.
Referência: https://cpfabbri.com.br/por-que-manter-manutencao-veiculo-em-dia-entenda-riscos/
